domingo, 7 de outubro de 2012

Ernesto Bozzano (1862-1943)






1-   BIOGRAFIA
De materialista convicto à grande defensor do Espiritismo, Bozzano deixou uma obra de incalculável valor para à humanidade. Eminente pensador e cientista italiano, nascido em 9 de janeiro de 1862 na cidade de Gênova e alecido na mesma cidade no dia 24 de junho de 1943. Ernesto Bozzano aos quinze anos de idade já demonstrava uma vocação para o estudo e se interessava por filosofia, psicologia e todas as ciências naturais. Queria encontrar respostas, às múltiplas perguntas que agitavam sua alma juvenil, sobre a natureza humana e o sentido da vida.
Por falta de apoio familiar não pôde seguir os estudos superiores, mas seu apaixonado amor pelo saber levaram-no a obter com esforço próprio uma sólida formação filosófica e científica. Estudou também por sua conta a língua inglesa, dominando-a perfeitamente. Inicialmente, seu pensamento apresentou tendência para o materialismo e para o positivismo, influenciado pelas doutrinas de Comte e de Spencer, as quais chegou a professar com fervor e intransigência. Admirava acima de tudo o eminente filósofo inglês, a quem considerava como "o Aristóteles dos tempos modernos", por haver construído uma impressionante síntese de todo o conhecimento humano.
Anos depois confessaria: "Fui um positivista-materialista a tal ponto convencido que me parecia inverossímil que existissem pessoas cultas, dotadas de bom senso, que pudessem crer na existência e sobrevivência da alma".
Em 1891, o senhor ThéoduleRibot, professor da Sorbone e diretor da Revue Philosophique, informou-o do lançamento da revista AnnalesdesSciencesPsychiques, dirigida pelo Dr. Dariex e sob a orientação do professor Charles Richet. O professor Ribot exortava-o à leitura da revista com atenção, pois ali se estava propondo um novo enfoque para a psicologia, com a incorporação dos fenômenos supranormais. Sua primeira reação foi de desconforto, pois considerava um verdadeiro escândalo que representantes da ciência oficial discutissem seriamente a possibilidade da transmissão do pensamento ou a aparição de fantasmas. Mas a leitura demorada dos Anais foi removendo progressivamente seus preconceitos, obrigando-o a mudar de opinião. Posteriormente, Bozzano e Richet mantiveram com regularidade uma correspondência franca e afetuosa.
Nesse período apareceu o famoso livro de Gurney, Podmore e Myers, Phantasmsofthe Living (Fantasmas dos Vivos) em tradução para o francês com o título modificado de HallucinationsTélépatiques (Alucinações Telepáticas) onde um grande número de casos comprovados sobre telepatia, clarividência, premonição, telecinesia, desdobramento, aparições e mediunismo em geral eram apresentados. Bozzano estudou meticulosamente a obra e começaram a dissipar-se as dúvidas que o afligiam. Outra obra que exerceu uma influência significativa sobre Bozzano foi Animismo e Espiritismo, do grande investigador russo Alexander Aksakof. Daí em diante dedicou-se a estudar sistematicamente os fatos espíritas, tomando como roteiro as obras de Kardec, Denis, Delanne, Gibier, Crookes, Wallace, Du Prel e outros eminentes investigadores das ciências psíquicas.
Quando já havia adquirido um amplo conhecimento teórico, considerou Bozzano ter chegado o momento de comprovar os fatos mediante experiências próprias. Em janeiro de 1899, fundou o Círculo Científico Minerva, um grupo experimental dedicado à verificação dos fenômenos psíquicos e mediúnicos com a participação de vários professores da Universidade de Gênova.
Durante cinco anos, graças ao intenso trabalho efetuado, aquele seleto grupo deu muito o que falar à imprensa italiana e mundial, tanto pela qualidade dos fenômenos que ali ocorriam como pelo rigor científico com que eram estudados. Apresentaram-se manifestações mediúnicas impressionantes, tanto de ordem intelectual como física, tais como a psicofonia, psicografia, xenoglossia, voz e escrita diretas, levitação e, inclusive, a materialização. O desenvolvimento das sessões no Círculo Minerva e seus resultados tornaram-se conhecidos pelo trabalho de seus vários experimentadores, em diversos fascículos, monografias e livros, constituindo um material muito valioso para a bibliografia especializada no tema.
Bozzano passou quase uma década estudando, analisando, comparando, antes de começar a escrever e publicar. Seu primeiro artigo intitulado "Espiritualismo e Crítica Científica", apareceu em dezembro de 1899 na Rivistadi Studi Psichici, que era editada em Turim sob a direção de Cesar Baudi de Vesme, e que simultaneamente era editada em francês com o nome de RevuedesEtudesPsychiques. A partir daí, e por mais de quarenta anos, trabalhando num ritmo intenso de 14 horas diárias, levando uma vida austera e disciplinada, consagrou-se à redação de artigos, monografias e livros que, se fossem reunidos em volumes de tamanho médio, chegariam ao respeitável número de 15.000 páginas. Fortalecido em seus argumentos, valente em suas informações, Bozzano proclamou a veracidade das teses espíritas e enfrentou com sua argumentação clara e serena os preconceitos acadêmicos e a aversão religiosa.
Ernesto Bozzano é, sem dúvida, o maior representante italiano do Espiritismo. Sua contribuição a esta "Ciência da Alma" assim chamada por ele, à Metapsíquica e à Parapsicologia é inestimável, contribuindo também na formulação de seus princípios teóricos e em sua demonstração experimental. Seu trabalho constitui uma das mais poderosas demonstrações a favor do reconhecimento da idéia transcendente que haverá de orientar o ser humano em sua ascensão evolutiva: a sobrevivência e continuidade do espírito depois da morte.

1-    OBRAS

·         Hipótese espírita e teoria científica, 1903;
·         Dos casos de identificação espírita, 1909;
·         Em defesa do Espiritismo, 1927;
·         A Crise da Morte, 1930-52;
·         Investigação sobre as manifestações supranormais, 1931-40;
·         Xenoglossia, 1933;
·         Dos fenômenos de bilocação, 1934;
·         Dos fenômenos de possessão, 1936;
·         Animismo ou espiritismo?, 1938;
·         Povos primitivos e manifestações paranormais, 1941-46;
·         Dos fenômenos de telestesia, 1942;
·         Música transcendental, 1943;
·         De mente a mente, 1946;
·         Os mortos voltam, 1947;
·         Literatura de além-túmulo, 1947;
·         As visões dos moribundos, 1947;
·         Luzes no futuro, 1947;
·         Guerra e profecias, 1948;
·         A psique domina a matéria, 1948;
·         Os animais têm alma?, 1950;
·         Pensamento e vontade, 1967;
·         Os fenômenos de transfiguração, 1967.

     Assunto pesquisado por Joicy Carine da Silva

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